Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9190
Título: A charge e a tira em um livro didático de língua portuguesa: por uma abordagem dialógica de ensino na EJA
Autor(es): Bezerra, Adriana Adelino
Palavras-chave: Análise Dialógica do Discurso
Charge
Tiras em Quadrinhos
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Partindo do pressuposto de que o livro didático é o suporte pedagógico mais utilizado pelos professores em sala de aula, ressaltamos a relevância do trato com alguns gêneros comumente utilizados nesse material. Nesse sentido, a partir dos princípios da Análise Dialógica do Discurso (ADD) buscamos verificar como se dá a abordagem dos gêneros charge e tira no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, objetivamos: realizar uma análise de livro didático de Língua Portuguesa da EJA e refletir, a partir da Análise Dialógica do Discurso, como o livro didático pode contribuir com a formação cada vez mais cidadã e reflexivo desse sujeito que está inserido no espaço de educação não regular, mas oficial. Do ponto de vista teórico, tivemos contribuições de estudiosos como Bakhtin/Volochínov (2006), Bakhtin (2011), Piconez (2012), Oliveira (2010), Koch & Elias (2011a; 2011b), Patriota (2011), Antunes (2003), Almeida (2013), dentre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos o livro didático “Caminhar e Transformar: língua portuguesa”, da autora Priscila Ramos de Azevedo Ferreira: livro publicado no ano de 2013 e direcionado ao ensino da EJA. Os resultados apontam que a abordagem do gênero discursivo charge e tira no LDP da EJA não está direcionando totalmente para uma pespectiva dialógica do ensino do gênero. Devido as reflexões feitas, vemos que a autora chega a infantilizar o ensino desses gêneros com questões, aparentemente, discursivas e dialógicas, quando, de fato, não são. Essas questões não colaboram para o ensino da criticidade dos alunos da EJA, sendo questões muito óbvias, além de, em específico no espaço de produção escrita, haver confusões conceptuais entre os gêneros charge, tira e histórias em quadrinhos.
Descrição: Bezerra, A. A. A charge e a tira em um livro didático de língua portuguesa: por uma abordagem dialógica de ensino na EJA. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9190
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Adelino Bezerra.pdf10.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.