Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9901
Título: Análise de gênero: uma experiência na educação infantil
Autor(es): Rodrigues, Lilian de Araujo
Palavras-chave: Educação infantil
Análise de gênero
Prática pedagógica
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: O presente trabalho aborda uma reflexão de gênero na pratica pedagógica da educação infantil a partir de momentos onde brinquedos e brincadeiras se fazem presentes.Enfocando o papel da escola e das docentes no que concerne a temática do gênero. As questões de gênero foram abordadas, levando em consideração a experiência em salas de aula de duas escolas da rede particular de ensino da cidade de Campina Grande, Paraíba. Buscou-se fundamentação teórica em diversos autores, assim como analise da percepção das docentes quanto a essa questão. Foi observado durante a pesquisa que a família não tem interesse conversar sobre gênero e que existe brinquedos para meninos e outros para meninas, assim como também as brincadeiras. A concordância nesse mesmo contexto foi observados por alguns profissionais na escola.Alguns professores acham que não é importante dialogar sobre gênero na educação infantil,pois acreditam que só vai resultar problemas com a família. Implica perceber que esse modo único e difundido de compreensão é reforçado pelas explicações oriundas das ciências biológicas e também pelas instituições sociais, como a família e a escola, que omitem o processo de construção dessas preferências, sempre passíveis de transformações.
Descrição: RODRIGUES, L. de A. Análise de gênero: uma experiência na educação infantil. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9901
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lilian de Araujo Rodrigues.pdf14.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.