Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9905
Título: Gestão educacional na complexa relação entre o público e o privado
Autor(es): Andrade, Amanda Medeiros de
Palavras-chave: Gestão educacional
Parcerização
Terceiro setor
Data do documento: 22-Abr-2015
Resumo: O presente artigo discorre sobre parceirização público-privado na gestão educacional, considerando duas parcerias firmadas entre redes de educação pública e as empresas privadas Instituto Ayrton Senna e Camargo Correia, com o Sistema de Gestão Integrado implementado no Município de Campina Grande/PB. Discute a efetivação destas parcerias, bem como seus benefícios e desvantagens no contexto de redefinição do Estado a partir do Neoliberalismo e dos custos sociais que tal política tem acarretado à sociedade. Privilegia como procedimento teórico-metodológico a análise documental, tomando como referência empírica dois artigos publicados sobre a temática, disponíveis na internet, que são de autoria de alunas e de uma professora da Universidade Federal de Campina Grande/PB, a saber: “A educação como alvo do terceiro setor: Instituto Ayrton Senna”, de Paula Cristina Silvestre e Patrícia Alves Queiroga (SILVESTRE e QUEIROGA, 2014) e "O Sistema de Gestão Integrado (SGI): instrumento de instauração do gerencialismo na escola pública” , de Sonayra da Silva Medeiros e Melânia Mendonça Rodrigues (MEDEIROS e RODRIGUES, 2014). Conclui que, apesar do discurso de solidariedade, gestão autônoma e descentralização, promovido pelo neoliberalismo, ainda são usadas antigas práticas de centralismo e desvio de responsabilidade no tocante ao direito à educação que deve ser garantido pelo Estado. Antes praticada pelo Estado agora controlada pelo setor privado. Conclui, ainda, que as parcerias não têm conseguido uma efetivação na melhoria da qualidade do ensino e não têm promovido modificações importantes nas estruturas gerenciais e organizacionais das escolas.
Descrição: ANDRADE, A. M. de. Gestão educacional na complexa relação entre o público e o privado. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9905
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Medeiros de Andrade.pdf13.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.