dc.contributor.author |
Souza, Clarice Sandra Marinho de |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-13T20:05:42Z |
|
dc.date.available |
2016-06-13T20:05:42Z |
|
dc.date.issued |
2010-12-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 796.077 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10025 |
|
dc.description |
SOUZA, C. S. M. de. Conteúdos de ensino da Educação Física Escolar: Justificativas apresentadas por professores de Ensino Fundamental II da cidade de Puxinanã, Paraíba. 2010. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo, no formato de monografia, é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. Neste, foi tratado o tema “Conteúdos de ensino da Educação Física escolar: justificativas apresentadas pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II”. A problemática inicial surgiu a partir da ideia de como esses professores fazem a seleção dos conteúdos para suas aulas, levando em consideração que na escola não há livros didáticos para que o professor tenha como referência; sendo assim, procuramos os professores para saber como ocorre a escolha desses conteúdos. Nosso objetivo geral foi: identificar e analisar as justificativas apresentadas por professores de Educação Física para selecionar os conteúdos de ensino nas Escolas de Ensino Fundamental II da Cidade de Puxinanã, Paraíba. Os procedimentos metodológicos foram tomados através de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa do tipo descritiva. O instrumento do trabalho foi um questionário dirigido aos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II. Esse processo envolveu quatro professores e teve como campo todas as escolas estaduais e municipais da cidade de Puxinanã que possuem aula de Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Plínio Lemos e a Escola Técnica Agrícola Joaquim Limeira de Queiroz. Podemos observar, através da pesquisa que os professores pesquisados utilizam de métodos diferentes para a escolha de seus conteúdos de ensino, que o contato professor aluno é uma troca de conhecimento onde todos ganham. O professor que conhece seus alunos e consegue manter uma relação amigável com eles tem mais facilidade de trabalhar e de conhecer quais conteúdos são mais satisfatórios para cada turma e dessa forma conseguir manter alunos mais satisfeitos em suas aulas. Os professores pesquisados apesar da dificuldade de não haver material didático na escola não deve ficar de braços cruzados e deve buscar novos conhecimentos, devem ter mais interesse em buscar informações, sendo sugerido que eles acessem os PCN´s, pois neles podemos encontrar luz para caminhada, podendo desenvolver seu papel de forma adequada para cada ano, pois pelo que podemos perceber apesar de ser citados o uso desse material ainda é restrito. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Lívia Tenório Brasileiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Educação Física |
pt_BR |
dc.title |
Conteúdos de ensino da Educação Física Escolar: Justificativas apresentadas por professores de Ensino Fundamental II da cidade de Puxinanã, Paraíba |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |