Resumo:
A avaliação vem sendo um dos temas mais discutidos por especialistas em Educação. Avaliar é importante na medida em que fornece informações acerca do nível de aprendizagem dos alunos e dá oportunidade ao professor de intervir. Entretanto, a avaliação, inclusive em Educação Física, não tem sido utilizada dessa forma; muitas vezes ela cumpre apenas um papel classificatório; excluindo os alunos que não se adequaram aos padrões estabelecidos. Investigamos a seguinte questão: como avaliar os alunos individualmente, de maneira não classificatória? O principal objetivo desse estudo foi investigar como avaliar a aprendizagem dos alunos em aulas de Educação Física, levando em conta suas individualidades e limitações; considerando as diferenças de aprendizagem entre alunos de diferentes faixas etárias. Realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca do tema Avaliação Escolar em Educação Física e após a leitura e fichamento das fontes, elaboramos a presente Monografia, apresentando os pontos de vista dos diversos autores especialistas; além dos pontos de discordância e concordância entre os mesmos. Com relação às diferenças de aprendizagem e faixa etária dos alunos, durante a pesquisa encontramos mais críticas à Avaliação classificatória do que sugestões e orientações para a prática de uma avaliação inclusiva e que respeite as individualidades dos alunos. Concluímos que a avaliação nas aulas de Educação Física deve privilegiar a individualidade dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades, capacidades e crescimento físico e mental; sem comparar os mesmos, considerando as limitações e os avanços de cada um.
Descrição:
RODRIGUES, I. M. Um estudo sobre avaliação na Educação Física Escolar. 2010. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.