dc.description.abstract |
Alunos tímidos podem com o auxilio de algumas mudanças numa aula prática, perderem a inibição em participar das atividades, seja, um jogo pré-desportivo ou uma brincadeira recreativa. A sociedade limita e delimita a capacidade de ação de um sujeito inibido, marca-o como desacreditado e determina os efeitos maléficos que pode representar. A escola, muitas vezes percebida de forma positiva, pode parecer inacessível aqueles que não podem participar dos logros construídos pela sociedade, pois estão excluídos do processo de desenvolvimento humano. Através dos vínculos estabelecidos na família, o sujeito tímido pode encontrar o suporte para a apreensão das suas diferenças, no contexto das semelhanças. Buscam-se componentes marcados pela impossibilidade de estabelecer vínculos com o grupo de referencia: e as fronteiras do individual para o coletivo. Cabe à instituição abrir espaço para a reflexão, propor novas direções e contribuir para a transformação social. Assim, numa perspectiva de constante reflexão acerca das possíveis mudanças que podem ser promovidas no trabalho com a Educação Física na escola e, na busca de um espaço comas necessidades e possibilidades de desenvolvimento global do aluno, será selecionado serie de temas que remetem ao trabalho pedagógico na área, a partir dos novos paradigmas para se promover a participação dos alunos, de forma que possam externar seus potencias motores, cognitivos e afetivos. |
pt_BR |