Resumo:
A formação para o exercício da cidadania no contexto do processo educativo vem sendo muito defendida pelas pesquisas científicas e os documentos referenciais curriculares como possibilidade de se desenvolver nos estudantes um ensino de Química participativo, crítico, reflexivo e humano a partir de competências e habilidades necessárias para se promover a alfabetização científica. Nesse sentido, é importante que as propostas de ensino se apresentem dentro de uma perspectiva contextualizada, interdisciplinar e construtivista, buscando articular o conhecimento científico com o contexto sociocultural dos estudantes a partir de um tema gerador como possibilidade de se promover uma aprendizagem significativa no Ensino de Química. A água se configura como um tema gerador e tem sido muito discutida no contexto das mídias sociais, pois se vivencia uma crise hídrica em muitas cidades, que é ocasionada pela ausência de políticas públicas voltadas a sustentabilidade. No que se refere ao trabalho com este tema no Ensino de Química, é possível articulá-lo com vários conteúdos que estarão contribuindo para entender o problema dentro de uma visão científica, social, tecnológica e ambiental. Portanto, o presente estudo tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática de ensino baseada na execução de um projeto para o tema gerador “água” no ensino de Química sobre um público alvo de 23 alunos 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Puxinanã-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários baseados na escala de Likert. Os dados foram expressos em gráficos elaborados no Excel que em seguida foram interpretados e analisados à luz do referencial teórico da área de estudo. Os resultados revelam que os sujeitos avaliaram de forma positiva a proposta, afirmando que ela contribuiu para se promover uma aprendizagem significativa a partir do estudo do tema gerador ‘água’ em articulação com o conteúdo de eletroquímica. Percebe-se, que a proposta didática contribuiu para despertar interesse e motivação pelo tema, conscientizando os discentes em relação ao enfrentamento de problemáticas socioambientais que estão dentro do seu contexto sociocultural na busca de promover a sustentabilidade.
Descrição:
NASCIMENTO, W. A. A água como tema gerador no Ensino de Química: Avaliação do Projeto "Novas Concepções Sobre os Usos da Água" em uma escola pública do município de Puxinanã - PB. 2015. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.