UEPB - Repositório Digital

Um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do Ensino Médio na resolução de problemas de função do 1º grau

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Aguiar, João Paulo de
dc.date.accessioned 2016-06-13T20:13:29Z
dc.date.available 2016-06-13T20:13:29Z
dc.date.issued 2016-05-12
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10044
dc.description AGUIAR, J. P. de. Um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do Ensino Médio na resolução de problemas de função do 1º grau. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um estudo das estratégias utilizadas por alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba para resolver problemas de Matemática e de Física envolvendo o conteúdo da função polinomial do 1º grau. O mesmo tem como objetivo descrever e analisar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução das questões propostas. Metodologicamente, aplicamos um questionário, desenvolvemos uma aula e posteriormente aplicamos uma sequência de atividades com seis problemas e dentre eles foram escolhidas algumas respostas dos alunos para análise. Utilizamos como base para a análise a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, do francês Raymond Duval e os métodos para resolução de problemas, de George Polya, os quais foram considerados pertinentes para o estudo. Foi verificada uma grande dificuldade por muitos alunos para resolver as questões, principalmente no que se refere à passagem da representação algébrica para representação gráfica do conceito de Função e da representação em linguagem natural para a representação algébrica, o que evidencia a necessidade de um ensino mais abrangente, trazendo conexões com outras disciplinas e situações cotidianas, fazendo com que os alunos percebam o conteúdo de funções como algo mais genérico e que existem diferentes representações de um mesmo conceito matemático. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Roberto Costa Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Representação semiótica pt_BR
dc.subject Funções pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.title Um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do Ensino Médio na resolução de problemas de função do 1º grau pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta