Resumo:
A proposta deste trabalho é analisar o método histórico utilizado por Imre Lakatos em sua sala de aula imaginária e, como esse método se aplicaria numa sala de aula concretamente. Abordando os traços históricos e processos até a obtenção da prova do teorema de Euler, no diálogo entre o professor e seus alunos imaginários, são demonstrados os argumentos de cada aluno e do professor. Nessa sala de aula imaginária ocorre também a introdução da filosofia da matemática, valorizando sempre a comunicação entre o professor e os alunos. No decorrer do trabalho é discutido como essa ideia filosófica pode garantir autonomia aos alunos nas escolas, quais os benefícios que o método proporciona e também as dificuldades que uma nova forma de ensino pode causar numa sala de aula que ainda valoriza o formalismo do ensino, sem levar em consideração o pensar do aluno. O objetivo principal deste trabalho é voltar o olhar para uma forma de tornar a aula de matemática mais atrativa para os alunos, para isso, conclui-se ser necessário a mudança da visão de conhecimento matemático do professor.
Descrição:
SILVA, J. M. da. A inserção da filosofia de Imre Lakatos no ensino de Matemática. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.