Resumo:
Para que a formação de um professor esteja completa é necessário que o aluno universitário cumpra com um Estágio Supervisionado onde terá a oportunidade de vivenciar o ambiente profissional, no qual pretende ingressar. O objetivo deste relato de experiência é refletir sobre a importância do Estágio Supervisionado na construção da personalidade profissional do futuro professor. As análises contidas neste trabalho foram embasadas em pesquisas bibliográficas e em reflexões sobre o campo de Estágio Supervisionado em Ciências, que foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, localizada em Campina Grande-PB. As estratégias Didáticas utilizadas nas aulas foram diversificadas, na sua maioria com aulas expositivas/dialogadas e aulas práticas experimentais. O Estágio Supervisionado constitui um momento de aquisição e aprimoramento do conhecimento nos dando a oportunidade de crescimento pessoal e profissional tendo a função de unir a teoria à prática, nos dando a oportunidade de aprender a lidar com os obstáculos diários e assim, no final de cada aula, conseguir atingir objetivo que é a promoção da aprendizagem. Para ser um professor, o estagiário deve forma-se com o intuito de mostrar o conhecimento aos seus alunos de uma forma que os tornem cidadãos críticos, capazes de compreender o que acontece no mundo, podendo interferir no meio onde vive de uma maneira individual ou coletiva.
Descrição:
LOURENÇO, E. B. Relato de experiência didática durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.