dc.description.abstract |
A física ensinada em muitas das escolas, em especial as públicas, deixa muito a desejar, quando se leva em consideração os avanços tecnológicos e científicos atuais. O fato, é que o ensino dessa disciplina, por muitas vezes, não aborda situações que aproximem os conceitos teóricos do cotidiano dos alunos. Isso faz com que a matéria não desperte interesse em grande parte dos alunos. Sendo assim , o objetivo desse trabalho foi fazer uma abordagem, de forma introdutória, sobre alguns conceitos e aplicações da nanotecnologia e , no ensino médio. A abordagem foi baseada na teoria de aprendizagem de Ausubel e aplicada a uma turma do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública. Seguindo os pressupostos dessa teoria, inicialmente foi aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios sobre o tema abordado; em seguida, foi ministrada uma aula com o tema proposto, levando em consideração, também, algumas indagações por partes de alguns alunos; após essas etapas, a fim de verificar se houve uma aprendizagem significativa, o questionário foi novamente aplicado. |
pt_BR |