UEPB - Repositório Digital

Estação de tratamento de água: A Química com o aporte de espaços não formais de ensino para a construção de conceitos científicos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Amorim, Leylson Costa
dc.date.accessioned 2016-06-20T12:22:04Z
dc.date.available 2016-06-20T12:22:04Z
dc.date.issued 2016-05-25
dc.identifier.other CDD 515.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10148
dc.description AMORIM, L. C. Estação de tratamento de água: A Química com o aporte de espaços não formais de ensino para a construção de conceitos científicos. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Fazer educação através da Química é atualmente um desafio muito grande, pois o uso dos antigos conceitos teóricos sobre a disciplina causa uma significativa falta de interesse por parte dos alunos do ensino médio. Esse tipo de educação significa colocar esta ciência a serviço da vida, buscando trabalhar os conteúdos não de forma isolada, mas integrando-os a realidade e o contexto de vida dos alunos, para que estes adquiram a capacidade de compreender a natureza e os problemas relacionados a ela, como a utilização de uma água imprópria para o consumo, por exemplo. Percebemos a importância da água potável para o meio ambiente. Porém, para o progresso, o homem age sem consciência ou mesmo sem responsabilidade e implacavelmente polui nosso planeta. Nesse contexto, é urgente uma prática pedagógica que faça a ligação entre o ensino de Ciências Naturais com a questão ambiental. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo, lançar uma proposta de ensino em que os alunos aprendam, na prática, conceitos científicos da disciplina química e a sua importância para a potabilidade da água, realizado com 18 estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários que serviu de ferramenta para uma entrevista contendo questões de múltipla escolha, os dados coletados foram representados em gráficos e interpretados á luz do referencial teórico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Djane de Fátima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Água potável pt_BR
dc.subject tratamento de água pt_BR
dc.title Estação de tratamento de água: A Química com o aporte de espaços não formais de ensino para a construção de conceitos científicos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta