Resumo:
O presente trabalho busca fazer uma análise do conceito de função, a partir do seu desenvolvimento ao longo da história, destacando a importância da sua compreensão como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de outros assuntos em matemática. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em alguns livros e artigos referentes ao conceito de função. Nosso objetivo é oferecer um material didático que possibilite ao leitor uma reflexão sobre o processo pelo qual o conceito de função passou para ser formalizado, destacando suas aplicações e o seu aporte para outras áreas do conhecimento. O trabalho foi subdividido em cinco etapas: Contexto histórico (enfatizando sua origem nas ciências naturais e destacando as contribuições desde os povos da Antiguidade aos matemáticos do Período Moderno); Funções (trazendo definições; notações e conjuntos especiais); Representações (diagrama de flechas, tabular, analítica e gráfica); Ensino (tratando os desafios enfrentados pelos professores de matemática durante o ensino de função e trazendo sugestões para uma compreensão significativa que vão do ensino de outros conceitos a atividades); e Aplicações (abordando situações presentes no cotidiano do aluno). Esperamos que este trabalho favoreça a compreensão do conceito de função e suas interpretações: como relação entre quantidades variáveis, relação entre conjuntos e transformação.
Descrição:
SILVA, T. dos S. Conceito de função: Uma abordagem dos aspectos históricos e aplicações voltadas para o ensino. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.