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Adentrando o universo escolar – Relato de experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional Escolar

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dc.contributor.author Rios, Maria Conceição Pires
dc.date.accessioned 2016-06-20T12:27:44Z
dc.date.available 2016-06-20T12:27:44Z
dc.date.issued 2016-05-19
dc.identifier.other CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10176
dc.description RIOS, M. C. P. Adentrando o universo escolar: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional/Escolar. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia é um relato da experiência vivenciada no estágio supervisionado em Psicologia Educacional Escolar, realizado numa escola pública de ensino fundamental na cidade de Campina Grande-PB. As intervenções e ações desenvolvidas foram ancoradas no objetivo de observar, refletir e compreender as concepções e as práticas dos atores escolares frente à produção da Queixa Escolar(QE) e embasadas nos pressupostos teóricos da Psicologia Educacional Escolar Crítica. Foram utilizadas vinte horas semanais, se ndo doze horas para atividades na instituição e oito horas nos encontros regulares para supervisão e acompanhamento teórico-prático, discussão, orientação e reavaliação das atividades,perfazendo um total de duzentas e quarenta e cinco horas. O estágio teve como referência procedimental frente à queixa escolar a metodologia expressa no PAIQUE – Procedimentos de Avaliação das Queixas Escolares e Níveis de Intervenção (NEVES, 2011), que inclui na análise da queixa intervenções com a escola, família e aluno. Os resultados ratificam a emergência de profunda reformulação no sistema educacional, priorizando o professor, que se vê obrigado à dupla e tripla jornada de trabalho, em detrimento da prática pedagógica, e atribui as dificuldades de aprendizagem como consequência do contexto sociofamiliar, culpabilizando o aluno sem se implicar no processo. Constatou-se a expectativa do imaginário docente de que o psicólogo faça atendimentos clínicos-terapêuticos e individuais para transformá-los em crianças obedientes e cumpridores de regras, desconsiderando os determinantes contextuais e subjetivos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Andréa Xavier de Albuquerque de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Queixa escolar pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Psicologia escolar crítica pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.title Adentrando o universo escolar – Relato de experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional Escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


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