Resumo:
O objetivo deste trabalho foi apresentar e refletir sobre a iniciação docente na Educação Física no Ensino Médio (turma do 1º ano) numa escola estadual de ensino fundamental e médio do município de Taperoá-PB, tendo como fonte de produção de dados para a reflexão os registros de aula destacando a organização de conteúdos e a observação enfatizando a frequência escolar. Objetivou-se ainda, apontar norteadores pedagógicos que pudessem contribuir para diminuição da evasão escolar no ensino médio nas aulas de Educação Física na referida escola. A relevância deste trabalho destaca-se pela sua contribuição que pode vir a oferecer a comunidade acadêmica na produção de conhecimento na área, bem como, a comunidade escolar envolvendo equipe pedagógica e alunos sobre o tema evasão. A escola poderá valer-se desta reflexão para autoavaliar e construir novas estratégias. Outro aspecto é que o trabalho traz para discussão a partir de uma experiência uma problemática que as políticas educacionais tentam encontrar soluções, especialmente no ensino médio. O trabalho permitiu que na condição de estudante de graduação em Educação Física pudesse refletir minha iniciação na docência buscando identificar minhas potencialidades e fragilidades no sentido de abrir novos sentidos a minha atuação pedagógica no ensino médio no enfrentamento da evasão nas aulas deste componente curricular. O estudo tornou-se também instrumento de avaliação e reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas pelo próprio professor-pesquisador.
Descrição:
LIMA, J. I. G. de. Educação Física, evasão e Ensino Médio: Inquietações e reflexões de um professor em formação. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.