Resumo:
A presente monografia foca a análise no processo de constante ameaça dos preceitos religiosos ao conceito de laicidade educacional. O Brasil, mesmo adotando constitucionalmente uma postura laica, sofre com explicita interferência da religiosidade, que fragiliza o respeito, estigmatiza por meio de identidades deterioradas todos os que não comungam com determinado credo, separando a sociedade em escalas de indivíduos, os ―escolhidos‖ e os que ―vivem em pecado‖, gozando os primeiros de privilégios e distinção que excluem os demais. Tal trajetória de privilégios para alguns e consequentemente de exclusões para outros, não é nenhuma novidade, desde o processo de colonização brasileira, que a fé foi usada além do âmbito privado, moldando o público, influenciando na política, inserindo-se na educação e até mesmo exterminando pessoas e culturas. Em meio a esses aspectos problemáticos, optamos por realizar uma pesquisa do tipo bibliográfica, seguindo as etapas de levantamento dos materiais teóricos e dos respectivos registros de análise e síntese necessários ao desenvolvimento da investigação, onde procuramos refletir sobre a interferência da Igreja no Estado brasileiro, dedicando foco aos desdobramentos políticos pedagógicos que desembocam em fortes consequências educacionais.
Descrição:
SOUSA, Renato Elias Pires de. Que os alunos digam amém! A educação pública no Brasil e o Estado laico. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]