Resumo:
O presente trabalho busca compreender a concepção de professores sobre a indisciplina escolar e a violência gerada por esta, tentando captar, principalmente, como essa concepção influencia sua prática. Neste trabalho, a natureza do fenômeno e a abordagem deste, enquanto problemática, apresenta algumas causas da indisciplina escolar, proporcionando um ponto de partida para as novas reflexões e novos entendimentos acerca desse assunto que, se pouco vasto em bibliografia, aflige e muito, a um grande número de professores, tanto das escolas públicas, quanto das escolas da rede particular de ensino. É visível a necessidade de abordar temas que persistem em ser verdadeiros desafios ao processo de ensino/aprendizagem. A indisciplina no quotidiano escolar é uma delas, uma vez que, quando sem controle, gera um clima desfavorável à aprendizagem, pois inviabiliza a comunicação e qualquer processo de informação e construção de conhecimentos. Percebemos também que para muitos professores a indisciplina e a violência aparece como algo independente de sua prática, uma vez que o problema indisciplinar de determinado aluno ou turma parece encontrar-se em primeiro lugar nos próprios alunos, porém estes alunos são vistos pelos citados professores como um produto das condições familiares das quais são oriundos.
Descrição:
LEITE, Maria do Socorro Sousa. Opressão, Alienação e Indisciplina: o professor, o aluno, a escola. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]