UEPB - Repositório Digital

Opressão, Alienação e Indisciplina: o professor, o aluno, a escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Maria do Socorro Sousa
dc.date.accessioned 2016-06-29T16:43:18Z
dc.date.available 2016-06-29T16:43:18Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 371.58
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10268
dc.description LEITE, Maria do Socorro Sousa. Opressão, Alienação e Indisciplina: o professor, o aluno, a escola. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca compreender a concepção de professores sobre a indisciplina escolar e a violência gerada por esta, tentando captar, principalmente, como essa concepção influencia sua prática. Neste trabalho, a natureza do fenômeno e a abordagem deste, enquanto problemática, apresenta algumas causas da indisciplina escolar, proporcionando um ponto de partida para as novas reflexões e novos entendimentos acerca desse assunto que, se pouco vasto em bibliografia, aflige e muito, a um grande número de professores, tanto das escolas públicas, quanto das escolas da rede particular de ensino. É visível a necessidade de abordar temas que persistem em ser verdadeiros desafios ao processo de ensino/aprendizagem. A indisciplina no quotidiano escolar é uma delas, uma vez que, quando sem controle, gera um clima desfavorável à aprendizagem, pois inviabiliza a comunicação e qualquer processo de informação e construção de conhecimentos. Percebemos também que para muitos professores a indisciplina e a violência aparece como algo independente de sua prática, uma vez que o problema indisciplinar de determinado aluno ou turma parece encontrar-se em primeiro lugar nos próprios alunos, porém estes alunos são vistos pelos citados professores como um produto das condições familiares das quais são oriundos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adalberto Teixeira Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Violência escolar pt_BR
dc.subject Papel do docente pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Opressão, Alienação e Indisciplina: o professor, o aluno, a escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta