Resumo:
O presente artigo resulta de reflexões advindas do processo de formação acadêmica em Serviço Social, particularmente da experiência de estágio supervisionado realizada no Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF Pedra do Touro de Queimadas-PB, no período de abril de 2014 à junho de 2015, tendo como objetivo refletir sobre a atuação do serviço social no âmbito da educação em saúde no NASF. Para tanto, foi necessário realizar uma breve trajetória da saúde pública no Brasil com destaque para a década de 1980, sinalizando o surgimento do NASF e abordando a atuação do Serviço Social no núcleo, destacando a proposta da Educação em Saúde como uma estratégia de intervenção educativa que amplia os conhecimentos dos sujeitos sociais assistidos nos serviços públicos de saúde. A metodologia utilizada foi à realização de pesquisa bibliográfica e documental, abordando as contribuições teóricas de Bravo (2006), Bravo e Matos (2007), Colomé e Oliveira (2008) dentre outros autores que realizam suas abordagens acerca da temática. Percebeu-se o estudo como relevante, à medida que seus resultados apontaram para a necessidade de adoção da estratégia de educação em saúde, por parte dos profissionais das equipes de Saúde da Família e NASF, principalmente dos assistentes sociais, permitindo que, reflexões advindas das contribuições dos modelos de educação em saúde sejam realizadas, com intuito de aperfeiçoar os resultados obtidos no sentido de promoção da saúde.
Descrição:
SILVA, R. C. da. A atuação do serviço social no âmbito da educação em saúde no Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]