Resumo:
Este estudo tem como objetivo discutir a importância da atividade avaliativa no
ensino de Geografia no terceiro ano do ensino médio, nas escolas Dom Luiz
Gonzaga Fernandes, Nenzinha Cunha Lima e Solom de Lucena em Campina
Grande. conhecendo a sua importância na construção humana dos sujeitos que
vivenciam o processo educativo. Avaliar é uma ação de extrema importância no
processo de ensino e aprendizagem, justamente por fazer parte das práticas
educativas escolares cotidianas. Com a Geografia isso não é diferente a avaliação é
uma das etapas intrínsecas do fazer docente. Dessa forma, esta pesquisa
apresenta-se com uma tipologia exploratória, seguindo uma abordagem qualitativa e
quantitativa, conduzida pela corrente fenomenológica, pois as investigações partem
da percepção e da interatividade dos sujeitos envolvidos no processo de avaliação.
Esta pesquisa destaca que a Geografia é umaciência e disciplina escolar pertinente
não apenas para o currículo escolar, mas para um raciocínio espacial, por isso não
pode ser avaliada de qualquer forma, é preciso entender as singularidades não
apenas dos conteúdos geográficos, mas dos alunos, bem como seus anseios, suas
curiosidades e seus questionamentos. Assim, a avaliação é um momento no qual o
docente poderá verificar de maneira objetiva e subjetiva, escrita ou oral, individual ou
em grupo, ou seja, de diversas formas e tempos se o aluno está alcançando uma
aprendizagem ou não junto aos conhecimentos da Geografia. Para tanto, avaliar
não deve ser apenas um processo com hora e data marcada, o docente deve
perceber que o aluno pode demonstrar seu conhecimento de diversas maneiras,
principalmente quando apresenta um novo pensamento e ação que os levem a
serem questionadores e construírem suas próprias ideias e conceitos. Por isso é
importante discutir qual a avaliação que os profissionais de Geografia estão
praticando nas escolas públicas de Campina Grande, sobretudo no 3º ano do Ensino
Médio, tendo em vista que esta é fase que o aluno concluirá a Educação Básica e
por isso é preciso conhecer qual a avaliação e consequentemente qual a
aprendizagem eles estão levando da Geografia.
Descrição:
LIRA, I. I. Q. de. Processo avaliativo: caminhos e desafios no ensino de geografia em Campina Grande-PB. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.