Resumo:
O foco central deste trabalho é o ensino de filosofia no nível médio e como a mesma destaca-se no processo de ensino e aprendizagem na vida dos estudantes, que contribuições teriam para a educação, escola e na vida dos estudantes? Pergunto acerca da contribuição da filosofia e seu ensino como práxis na Escola. Nesta perspectiva, a problemática em torno do sentido e função do ensino médio na formação dos estudantes, as contraditórias relações entre escola e mundo do trabalho; entre escola e juventude podem e devem ser objeto do filosofar na e com a escola, onde ensinar filosofia é inerente ao filosofar, pois não há filosofia sem ensino, assim como não há ensino sem pesquisa, nem ensino sem os sujeitos, o papel fundamental da filosofia é levar o aluno a descobrir que é capaz de discernir e pensar sobre a vida e o mundo com uma visão diferenciada, criando ideias e atitudes que consigam ir alem do senso comum. Ainda com esta pesquisa busco evidenciar a importância do ensino de filosofia para a educação alem de descrever segundo opinião de autores da área, formas práticas onde a filosofia requer que estejamos abertos ao novo procurando demarcar espaços que têm especial relevância para Educação.
Descrição:
Nascimento, D. do. O ensino de filosofia no nível médio: afinal qual o lugar da filosofia na vida dos estudantes?. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.