Resumo:
O docente em sua prática educacional busca na multiplicidade dos recursos disponíveis suporte para
suas aulas. Todavia, o livro didático, tantas vezes, é o seu maior suporte. Este se faz de extrema
importância no processo de ensino-aprendizagem, além disso, tal recurso está disponível a todo, ou
quase todo, estudante. Por diversas vezes é o único recurso disponível na escola; porém na realidade
que vivenciamos, com o mundo a cada dia mais globalizado e informatizado, com a inserção das
tecnologias na educação, a utilização, apenas, do livro didático pode deixar a desejar no que concerne
à construção de um ensino-aprendizado significativo. É a partir desta análise que objetivaremos
compreender a importância da inclusão de novas metodologias, com base nos novos recursos que se
apresentam na escola. Analisar-se-á, também, em especial, o livro didático do 8º ano, visto que este
apresenta conteúdos que exigem um nível alto de abstração por parte do aluno fazendo-se
indispensável, para o melhor entendimento do mesmo, a aproximação para o local, sendo assim,
imprescindível o uso da escala geográfica.
Descrição:
BEZERRA, J. M. A articulação entre as escalas e a construção do conhecimento geográfico. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.