dc.description.abstract |
Este estudo teve como objetivo principal refletir sobre a utilização dos jogos lúdicos como ferramenta pedagógica ao processo de ensino aprendizagem em Educação Física escolar. Os jogos lúdicos no ambiente educativo transformam as atividades, tornando-as atrativas e interessantes, aumentando a motivação dos alunos que se integram ao ambiente educacional, especialmente na Educação Física. Para realizar esse estudo partimos do pressuposto que o desenvolvimento pessoal, social e intelectual do indivíduo, ocorre a partir da apropriação de conhecimentos e dos processos de ensino-aprendizagem, inseridos num contexto sócio-cultural. Por isso, para nosso estudo, privilegiamos o referencial teórico constituído pelas contribuições de Wilson Carmo Júnior, Jocimar Daolio, Suraya Cristina Darido, João Batista Freire e Tizuko Morchida Kishimoto, dentre outros. Investimos em uma pesquisa de caráter qualitativo e a metodologia utilizada para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, pela qual apresentamos temas como: Educação Física no contexto escolar, tendência construtivista na Educação Física escolar, corporeidade, motricidade e jogos lúdicos no processo educativo. Por fim, pudemos concluir do estudo que os jogos lúdicos representam uma ferramenta indispensável para a Educação Física nas escolas quanto à promoção de situações de aprendizagem, de acordo com cada contexto e objetivo. |
pt_BR |