dc.contributor.author |
Torres, Maria Clara |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-19T15:36:07Z |
|
dc.date.available |
2016-07-19T15:36:07Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 190 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10601 |
|
dc.description |
TORRES, M. C. O disciplinamento do indivíduo na instituição escolar. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo apresenta os aspectos fundamentais que configuram a tese de Foucault sobre o poder que é vigente nas sociedades contemporâneas, segundo ele essas sociedades vivenciam um tipo característico de relação de poder que atua de modo afirmativo, procuram disciplinar e normalizar os indivíduos, se afastando daquele modelo negativo de poder que pune, restringe e nega. Na sequência faremos uma análise da instituição escolar utilizando esses conceitos foucaultianos, de modo a poder perceber que o espaço escolar é um espaço que por excelência disciplina os alunos e prepara os indivíduos úteis às exigências da sociedade e do mercado. A abordagem foucaultiana, permite ainda analisar e compreender como a instituição escolar exerce um papel fundamental nos mecanismos de controle e dominação presentes nas sociedades modernas. Dessa forma, ele nos ajuda a afastar qualquer discurso ingênuo sobre a função transformadora da educação, pelo menos aqueles discursos que apresentam a educação como sendo o espaço fundamental para se formar indivíduos críticos e participativos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Nilton Conserva de Arruda. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Foucault |
pt_BR |
dc.subject |
Poder disciplinar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O disciplinamento do indivíduo na instituição escolar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |