UEPB - Repositório Digital

A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de geografia: um relato de experiência na E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo, Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Eduardo Xavier da
dc.date.accessioned 2016-07-19T16:35:55Z
dc.date.available 2016-07-19T16:35:55Z
dc.date.issued 2016-05-23
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10652
dc.description Silva, E. X. da. A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de geografia: um relato de experiência na E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo, Campina Grande - PB. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho é resultado da experiência de um estágio vivenciado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, localizada no bairro do Catolé em Campina Grande-PB. O objetivo se remete a refletir sobre as características da disciplina Estágio Supervisionado e sua responsabilidade na qualidade da formação docente. Para isto realizamos pesquisa participativa, na qual fomos ao mesmo tempo agentes e pesquisadores, com a realização de atividades didático-pedagógicas e registros fotográficos. Também realizou-se pesquisa bibliográfica, através de autores que refletem sobre a relevância da realização de estágios, para a formação dos futuros professores de Geografia. O estágio foi realizado no ano de 2012, com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, no qual, o primeiro semestre do mesmo ano foi dedicado à pesquisa do ambiente escolar e da turma, e no segundo semestre prosseguiu-se a observação da turma, a elaboração do plano de aula e a regência do estagiário. Posteriormente foi elaborado um relatório contendo as informações sobre todos os itens desenvolvidos durante o Estágio. Nesse contexto, embora o presente Estágio Supervisionado, tenha sido realizado com muitas limitações, pode ser considerado um exemplo de que a inserção dos graduandos nas escolas, através de estágios, pode produzir bons resultados, principalmente quando esta é realizada com a pretensão de abrir caminhos para a pesquisa nas escolas e integralizar a teoria e a prática, trazendo desta forma, desde cedo aos alunos acadêmicos, tanto experiência com o ensino, como a reflexão sobre a necessidade de aperfeiçoamento exigido pela própria prática, produzindo avanços no ensino da educação básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marluce Silvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Formação do Professor pt_BR
dc.title A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de geografia: um relato de experiência na E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo, Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta