Resumo:
Este Trabalho é resultado da experiência de um estágio vivenciado na Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, localizada no bairro do Catolé
em Campina Grande-PB. O objetivo se remete a refletir sobre as características da disciplina
Estágio Supervisionado e sua responsabilidade na qualidade da formação docente. Para isto
realizamos pesquisa participativa, na qual fomos ao mesmo tempo agentes e pesquisadores,
com a realização de atividades didático-pedagógicas e registros fotográficos. Também
realizou-se pesquisa bibliográfica, através de autores que refletem sobre a relevância da
realização de estágios, para a formação dos futuros professores de Geografia. O estágio foi
realizado no ano de 2012, com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, no qual, o
primeiro semestre do mesmo ano foi dedicado à pesquisa do ambiente escolar e da turma, e no
segundo semestre prosseguiu-se a observação da turma, a elaboração do plano de aula e a
regência do estagiário. Posteriormente foi elaborado um relatório contendo as informações
sobre todos os itens desenvolvidos durante o Estágio. Nesse contexto, embora o presente
Estágio Supervisionado, tenha sido realizado com muitas limitações, pode ser considerado um
exemplo de que a inserção dos graduandos nas escolas, através de estágios, pode produzir
bons resultados, principalmente quando esta é realizada com a pretensão de abrir caminhos
para a pesquisa nas escolas e integralizar a teoria e a prática, trazendo desta forma, desde cedo
aos alunos acadêmicos, tanto experiência com o ensino, como a reflexão sobre a necessidade
de aperfeiçoamento exigido pela própria prática, produzindo avanços no ensino da educação
básica.
Descrição:
Silva, E. X. da. A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de geografia: um relato de experiência na E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo, Campina Grande - PB. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.