Resumo:
O seguinte estudo se preocupa em observar a importância do poder no âmbito escolar, ou seja, através da ótica dos docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa (E.E.E.F.M. Dr. Dionísio da Costa), buscou-se descrever as táticas de poder, a fim de perceber a ação que cada um possui na instituição supramencionada, visando apresentar os tipos de poderes inerentes e realizar uma explicação do papel no mesmo na escola. Com o intuito de possibilitar aos professores uma melhor execução dos seus poderes e um maior entendimento do mesmo, proporcionando que os docentes desenvolvam ferramentas que irão auxiliá-los no processo de ensino-aprendizagem e, com isso, gerar um grau de motivação mais otimizados nos discentes, que são os protagonistas de todo o sistema educacional. Observa-se que tais profissionais ainda se encontram tímidos e discretos em relação à veracidade da ótica do poder nas suas atividades cotidianas. Ou seja, visa despertar nos docentes o quanto é positivo a utilização do poder de forma adequada, desta forma será possível agregar benefícios que não são possíveis se a mola propulsora denominada poder, não for utilizada da maneira mais eficiente e eficaz. Para tanto, este artigo visa proporcionar a realização da observação e da aplicação do poder dentro da instituição E.E.E.F.M. Dr. Dionísio da Costa.
Descrição:
SOUZA, I. L. A. A importância do poder no âmbito escolar: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.