Resumo:
O conteúdo do estudo de caso a respeito das crenças dos alunos do oitavo período do curso de
Letras – Espanhol, de uma universidade pública da Paraíba, se refere ao processo de ensinoaprendizagem de professores de (E/LE) (Espanhol - Língua Estrangeira), em formação, e foi
realizado com a aplicação de um questionário para coleta de dados a partir do qual pôde ser feita a
análise qualitativa dos dados visando verificar em que medida as habilidades e competências do
professor de (E/LE), encontradas na bibliografia da área, correspondem ao discurso dos professores
em formação pesquisados. Para tanto, tomamos como referência alguns autores da Linguística
Aplicada, como Almeida Filho, por exemplo, e suas análises relativas às crenças de professores em
formação, tais como questões relacionadas ao processo de aquisição/aprendizado de uma língua
estrangeira. Acreditamos ser de suma importância que o professor de (E-LE) apresente no exercício
docente um conjunto de competências que garantam sua atuação como um dos agentes
determinantes no complexo processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
PEREIRA, A. G. Estudo de caso a respeito das crenças de futuros professores de espanhol língua estrangeira. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.