dc.contributor.author |
Lima, Rogério Rodrigues de |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-21T17:50:14Z |
|
dc.date.available |
2016-07-21T17:50:14Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 463 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10726 |
|
dc.description |
LIMA, R. R. Contribuições do dicionário no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras /Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Estudar outra língua que não seja a materna tornou-se tarefa fundamental devido ao
vertiginoso crescimento econômico e social vivenciado pela sociedade moderna. O
processo de ensino-aprendizagem requer do professor a utilização de estratégias para
lograr êxito na sua atividade. Dentre os materiais utilizados no ensino e na
aprendizagem de outra língua que não seja a materna, destaca-se a utilização de
dicionários. O trabalho desenvolvido enfatiza o dicionário e suas contribuições como
um instrumento indispensável no processo de ensino e de aprendizagem de outro
idioma, neste caso o Espanhol – LE. E mais especificamente nos propomos a evidenciar
a Linguística Aplicada como ciência que difunde o ensino de línguas estrangeiras e
fonte de origem das ciências do léxico; a apresentar as vertentes da Linguística
Aplicada, Lexicografia e Metalexicografia para situar a elaboração e utilização do
dicionário no ensino-aprendizagem de outra língua e apontar algumas possibilidades de
uso do dicionário junto com algumas de suas contribuições no ensino-aprendizagem de
Espanhol – LE. Para nos fundamentar teoricamente recorremos a diversos autores que
desenvolvem denso trabalho na área dos quais destacamos Almeida Filho (2005),
Welker (2004), Carvalho; Bagno et al. (2011), Xatara; Bevilacqua; Humblé et
al.(2011). No tocante à metodologia, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo
bibliográfica e consequentemente documental. Como resultado, esperamos que o
dicionário seja percebido e compreendido como instrumento com palpáveis
contribuições no que se refere ao processo ensino-aprendizagem de outro idioma. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Fábio Marques de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Dicionário bilíngue |
pt_BR |
dc.subject |
Lexicografia |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições do dicionário no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |