UEPB - Repositório Digital

Contribuições do dicionário no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Rogério Rodrigues de
dc.date.accessioned 2016-07-21T17:50:14Z
dc.date.available 2016-07-21T17:50:14Z
dc.date.issued 2014-12-16
dc.identifier.other CDD 463
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10726
dc.description LIMA, R. R. Contribuições do dicionário no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras /Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Estudar outra língua que não seja a materna tornou-se tarefa fundamental devido ao vertiginoso crescimento econômico e social vivenciado pela sociedade moderna. O processo de ensino-aprendizagem requer do professor a utilização de estratégias para lograr êxito na sua atividade. Dentre os materiais utilizados no ensino e na aprendizagem de outra língua que não seja a materna, destaca-se a utilização de dicionários. O trabalho desenvolvido enfatiza o dicionário e suas contribuições como um instrumento indispensável no processo de ensino e de aprendizagem de outro idioma, neste caso o Espanhol – LE. E mais especificamente nos propomos a evidenciar a Linguística Aplicada como ciência que difunde o ensino de línguas estrangeiras e fonte de origem das ciências do léxico; a apresentar as vertentes da Linguística Aplicada, Lexicografia e Metalexicografia para situar a elaboração e utilização do dicionário no ensino-aprendizagem de outra língua e apontar algumas possibilidades de uso do dicionário junto com algumas de suas contribuições no ensino-aprendizagem de Espanhol – LE. Para nos fundamentar teoricamente recorremos a diversos autores que desenvolvem denso trabalho na área dos quais destacamos Almeida Filho (2005), Welker (2004), Carvalho; Bagno et al. (2011), Xatara; Bevilacqua; Humblé et al.(2011). No tocante à metodologia, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e consequentemente documental. Como resultado, esperamos que o dicionário seja percebido e compreendido como instrumento com palpáveis contribuições no que se refere ao processo ensino-aprendizagem de outro idioma. pt_BR
dc.description.sponsorship Fábio Marques de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da língua espanhola pt_BR
dc.subject Dicionário bilíngue pt_BR
dc.subject Lexicografia pt_BR
dc.title Contribuições do dicionário no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta