Resumo:
Estudar outra língua que não seja a materna tornou-se tarefa fundamental devido ao
vertiginoso crescimento econômico e social vivenciado pela sociedade moderna. O
processo de ensino-aprendizagem requer do professor a utilização de estratégias para
lograr êxito na sua atividade. Dentre os materiais utilizados no ensino e na
aprendizagem de outra língua que não seja a materna, destaca-se a utilização de
dicionários. O trabalho desenvolvido enfatiza o dicionário e suas contribuições como
um instrumento indispensável no processo de ensino e de aprendizagem de outro
idioma, neste caso o Espanhol – LE. E mais especificamente nos propomos a evidenciar
a Linguística Aplicada como ciência que difunde o ensino de línguas estrangeiras e
fonte de origem das ciências do léxico; a apresentar as vertentes da Linguística
Aplicada, Lexicografia e Metalexicografia para situar a elaboração e utilização do
dicionário no ensino-aprendizagem de outra língua e apontar algumas possibilidades de
uso do dicionário junto com algumas de suas contribuições no ensino-aprendizagem de
Espanhol – LE. Para nos fundamentar teoricamente recorremos a diversos autores que
desenvolvem denso trabalho na área dos quais destacamos Almeida Filho (2005),
Welker (2004), Carvalho; Bagno et al. (2011), Xatara; Bevilacqua; Humblé et
al.(2011). No tocante à metodologia, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo
bibliográfica e consequentemente documental. Como resultado, esperamos que o
dicionário seja percebido e compreendido como instrumento com palpáveis
contribuições no que se refere ao processo ensino-aprendizagem de outro idioma.
Descrição:
LIMA, R. R. Contribuições do dicionário no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras /Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.