UEPB - Repositório Digital

A planificação de sólidos geométricos no ensino de geometria para alunos deficientes visuais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guedes, Valbene Barbosa
dc.date.accessioned 2016-07-21T20:24:46Z
dc.date.available 2016-07-21T20:24:46Z
dc.date.issued 2016-06-16
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10768
dc.description GUEDES, V. B. A planificação de sólidos geométricos no ensino de geometria para alunos deficientes visuais. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão de alunos deficientes visuais em escolas públicas não é algo fácil de lidar, mas ensinar Matemática para eles é algo mais difícil, pois a maioria das escolas não possui estrutura adequada para receber alunos deficientes visuais, e, em muitos dos casos, os professores não possuem formação adequada para ensiná-los. Por esse motivo, em nossa pesquisa procuramos identificar os conhecimentos que os alunos deficientes visuais e videntes usando planificação de sólidos geométricos, visando melhorar os conhecimentos dos alunos participantes. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública na cidade de Campina Grande, Paraíba, pois a escola concentra a maioria dos alunos deficientes visuais da cidade, advindos da própria cidade e de cidades circunvizinhas. Trabalhos de Vygotsky que abordam o conceito de mediação e duas dissertações foram nosso referencial teórico. Assim, com o uso dos sólidos geométricos adaptados percebemos como esses materiais manipuláveis podem contribuir para o ensino e aprendizagem da Geometria, não apenas para alunos deficientes visuais, mas também para alunos videntes. Concluímos que os alunos deficientes visuais (DV) possuem a capacidade de aprender e se desenvolver de acordo com o proporcionado para que eles evoluam, e cabe aos professores procurarem recursos para que isso ocorra. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Materiais manipuláveis pt_BR
dc.subject Geometria plana pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title A planificação de sólidos geométricos no ensino de geometria para alunos deficientes visuais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta