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O gênero reportagem em livros didáticos de português da Educação Básica

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dc.contributor.author Silva, Laise Gonçalves de Lima
dc.date.accessioned 2016-07-22T19:20:24Z
dc.date.available 2016-07-22T19:20:24Z
dc.date.issued 2016-06-21
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10806
dc.description SILVA, L. G. L. O gênero reportagem em livros didáticos de português da Educação Básica. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Letras Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Nas últimas décadas, o livro didático vem ganhando um grande espaço nas salas de aula brasileiras, atuando em alguns casos como o único material que auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, é indispensável que pesquisas sejam realizadas sobre esses materiais no intuito de verificar os seus aspectos positivos e negativos. Diante disso, o presente trabalho busca responder à seguinte questão: A abordagem da reportagem como objeto de ensino aprendizagem feita pelos livros didáticos do ensino médio tem um nível maior de complexidade que a abordagem realizada pelos livros dos anos finais do ensino fundamental? Para compor nosso corpus, selecionamos livros didáticos – dois de uma coleção do ensino fundamental e um livro de uma coleção destinada ao ensino médio – que se encontram em uso em escolas de educação básica da cidade de Monteiro (PB) e que dedicam capítulos ao ensino do gênero midiático reportagem. Os referenciais teóricos incluem estudos sobre a caracterização do gênero reportagem (BAHIA, 1990; LAGE, 2006), sobre o conceito de projeto didático autoral (ROJO, 2005; BUNZEN, 2014) e sobre o conceito de capacidades de linguagem (BRONCKART, 2012; SCHNEUWLY & DOLZ, 2004). A análise indica que as atividades voltadas para o ensino-aprendizagem contribuem para o desenvolvimento das capacidades de linguagem (de ação, discursivas e linguístico-discursivas) dos aprendizes em relação ao gênero reportagem. A abordagem feita pelos livros do ensino médio não tem um nível de complexidade muito maior que a realizada pelos materiais destinados ao ensino fundamental. A análise mostra que os projetos didáticos do ensino fundamental são distintos do proposto pelos manuais do ensino médio, embora as características do objeto focalizadas por ambos sejam muito similares. pt_BR
dc.description.sponsorship Bruno Alves Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem da língua portuguesa pt_BR
dc.subject Gênero reportagem pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title O gênero reportagem em livros didáticos de português da Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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