Resumo:
Apesar de bastante discutida no âmbito educacional, a avaliação, muitas vezes, ainda é
compreendida de forma equivocada e acaba por ser a responsável pelo insucesso de muitos
daqueles que adentram ao espaço escolar. Muitos são os professores que ainda carecem de
uma postura crítica diante da ação avaliativa que desenvolvem em seu dia a dia. O presente
trabalho traz considerações acerca da avaliação em nossa prática pedagógica, aborda esta a
partir da (LDB) e dos (PCNs) e traz a experiência vivenciada por alunos e professores da escola
Francisco Chaves Ventura na cidade de Camalaú – PB. O principal objetivo deste trabalho é
instigar os professores a refletirem sobre o método avaliativo que utilizam e se colocarem
criticamente diante dos resultados que esta ação tem na vida de cada educando. Esse estudo
foi desenvolvido adotando-se a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. Conclui-se
que a avaliação não é o fim do processo ensino-aprendizagem, mas, um momento
importantíssimo de reflexão em que professor e aluno analisam os avanços e dificuldades e a
partir daí reorganizam o saber.
Descrição:
COSTA, C. A. F. Avaliação: reconstruindo caminhos rumo à aprendizagem. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.