UEPB - Repositório Digital

Educação no campo: estudo de caso sobre Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Ramalho/Bananeira-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Marcelo Ribeiro Lima dos
dc.date.accessioned 2016-07-26T12:35:15Z
dc.date.available 2016-07-26T12:35:15Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 371.01
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10828
dc.description SANTOS, M. R. de L. dos. Educação no campo: estudo de caso sobre Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Ramalho/Bananeira-PB. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho buscou analisar EDUCAÇÃO NO CAMPO, a partir de estudo de caso sobre Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Ramalho/Bananeira-PB. Esta escolha se deu em função de quase uma década em que o pesquisador mora e trabalha, se dedicando ao processo de ensino aprendizagem para crianças filhas de agricultores da comunidade conhecida como Roma de Baixo, povoado que faz parte do Distrito de Roma, localizado a nove quilômetros da Sede da cidade de Bananeiras. Na pesquisa foi preciso identificar as condições estruturais da escola; observar o desenvolvimento das atividades pedagógicas do cotidiano escolar; estudaras condições de vida dos estudantes como filhos de camponeses e/ou trabalhadores rurais; diagnosticar o processo de ensino aprendizagem, considerando que a escola desenvolve um sistema de ensino multiseriado para as turmas que são do ensino infantil ao quinto ano. Como base teórica além de autores dedicados aeducação,como: Pimenta (2010), Lima (2010), Freire (2011), Cunha (2012), Teles (2012), Kramer (2012); também foram utilizados autores como: Fernandes (2000 a e b), Antônio e Lucino (2004), Souza (2006 e 2007), Silva (2000), Nascimento (2002), Vendramini (2004), Ribeiro (2007) e Coelho (1996) dentre outros. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, com observação participante e estudo empírico, por se tratar de uma investigação na qual, o autor esteve diretamente envolvido como professor da escola há mais de oito anos. O estudo comprova que existem grandes dificuldades em se trabalhar com turmas multiseriadas em um contexto escolar da zona rural, pois as diferentes faixas de idade e os níveis de aprendizagem atrapalham o desempenho geral dos indivíduos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Belarmino Mariano Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação no campo pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title Educação no campo: estudo de caso sobre Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Ramalho/Bananeira-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta