Resumo:
Este trabalho buscou analisar EDUCAÇÃO NO CAMPO, a partir de estudo de caso
sobre Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Ramalho/Bananeira-PB. Esta
escolha se deu em função de quase uma década em que o pesquisador mora e
trabalha, se dedicando ao processo de ensino aprendizagem para crianças filhas de
agricultores da comunidade conhecida como Roma de Baixo, povoado que faz parte
do Distrito de Roma, localizado a nove quilômetros da Sede da cidade de Bananeiras.
Na pesquisa foi preciso identificar as condições estruturais da escola; observar o
desenvolvimento das atividades pedagógicas do cotidiano escolar; estudaras
condições de vida dos estudantes como filhos de camponeses e/ou trabalhadores
rurais; diagnosticar o processo de ensino aprendizagem, considerando que a escola
desenvolve um sistema de ensino multiseriado para as turmas que são do ensino
infantil ao quinto ano. Como base teórica além de autores dedicados aeducação,como:
Pimenta (2010), Lima (2010), Freire (2011), Cunha (2012), Teles (2012), Kramer
(2012); também foram utilizados autores como: Fernandes (2000 a e b), Antônio e
Lucino (2004), Souza (2006 e 2007), Silva (2000), Nascimento (2002), Vendramini
(2004), Ribeiro (2007) e Coelho (1996) dentre outros. A metodologia consistiu em uma
pesquisa qualitativa, com observação participante e estudo empírico, por se tratar de
uma investigação na qual, o autor esteve diretamente envolvido como professor da
escola há mais de oito anos. O estudo comprova que existem grandes dificuldades em
se trabalhar com turmas multiseriadas em um contexto escolar da zona rural, pois as
diferentes faixas de idade e os níveis de aprendizagem atrapalham o desempenho
geral dos indivíduos.
Descrição:
SANTOS, M. R. de L. dos. Educação no campo: estudo de caso sobre Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Ramalho/Bananeira-PB. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.