Resumo:
Esta pesquisa partiu das inquietações pessoais da pesquisadora em buscar
compreender os processos que favorecem o ensino de Leitura/Escrita nas fases
iniciais e as dificuldades encontradas pelos educadores para a realização deste
trabalho pedagógico no Centro Educacional Epaminondas Torres de Aquino,
Mulungu-PB. Tem por objetivo principal analisar as dificuldades de aprendizagem no
processo de leitura e escrita para os estudantes da educação básica na escola foco
desta pesquisa. Para atingir o objetivo estabelecido aplicamos entrevistas aos
professores e também a técnica de observação para que fosse possível a análise de
dados através dos discursos coletados, além de uma caracterização geral e
estrutural da escola objeto da pesquisa; o levantamento de situações reais de
pesquisa com os professores e com os pais das crianças entrevistadas para
compreendermos os graus de dificuldades encontrados no processo de aquisição de
leitura e escrita. A metodologia adotada é de uma pesquisa qualitativa, com a prática
da observação participante, pois a pesquisadora atua no Educandário a mais de 20
anos, com experiência nas diferentes séries do ensino fundamental, sempre em sala
de aula e acompanhando diretamente uma turma. Para a fundamentação teórica
lançamos mãos de autores que contribuem com a compreensão do processo de
leitura e escrita como Saussure(1966), Ribeiro apud Bakhtin(2006), Freire(1988),
Fiorin(2010), Mortatti(2004),Lima(s/d), Abdalla(1988), Solé(1988), Martins(2004),
Rangel(2007), Gadotti(2007) e os PCN de Língua Portuguesa(1997), para alcançar
maior compreensão da temática estudada.
Descrição:
CABRAL, M. M. Dificuldades no ensino da leitura e escrita na educação básica: um estudo de caso no Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino/Mulungu-PB. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.