UEPB - Repositório Digital

Dificuldades no ensino da leitura e escrita na educação básica: um estudo de caso no Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino/Mulungu-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cabral, Mislene Marinho
dc.date.accessioned 2016-07-26T12:37:21Z
dc.date.available 2016-07-26T12:37:21Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10830
dc.description CABRAL, M. M. Dificuldades no ensino da leitura e escrita na educação básica: um estudo de caso no Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino/Mulungu-PB. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa partiu das inquietações pessoais da pesquisadora em buscar compreender os processos que favorecem o ensino de Leitura/Escrita nas fases iniciais e as dificuldades encontradas pelos educadores para a realização deste trabalho pedagógico no Centro Educacional Epaminondas Torres de Aquino, Mulungu-PB. Tem por objetivo principal analisar as dificuldades de aprendizagem no processo de leitura e escrita para os estudantes da educação básica na escola foco desta pesquisa. Para atingir o objetivo estabelecido aplicamos entrevistas aos professores e também a técnica de observação para que fosse possível a análise de dados através dos discursos coletados, além de uma caracterização geral e estrutural da escola objeto da pesquisa; o levantamento de situações reais de pesquisa com os professores e com os pais das crianças entrevistadas para compreendermos os graus de dificuldades encontrados no processo de aquisição de leitura e escrita. A metodologia adotada é de uma pesquisa qualitativa, com a prática da observação participante, pois a pesquisadora atua no Educandário a mais de 20 anos, com experiência nas diferentes séries do ensino fundamental, sempre em sala de aula e acompanhando diretamente uma turma. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de autores que contribuem com a compreensão do processo de leitura e escrita como Saussure(1966), Ribeiro apud Bakhtin(2006), Freire(1988), Fiorin(2010), Mortatti(2004),Lima(s/d), Abdalla(1988), Solé(1988), Martins(2004), Rangel(2007), Gadotti(2007) e os PCN de Língua Portuguesa(1997), para alcançar maior compreensão da temática estudada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Belarmino Mariano Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Prática Educativa pt_BR
dc.title Dificuldades no ensino da leitura e escrita na educação básica: um estudo de caso no Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino/Mulungu-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta