Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar o funcionamento da sala de
Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Estadual de Ensino Fundamental
Felinto Elizio, no município de Belém-PB. O tema proposto sobre o Atendimento
Educacional Especializado e a atuação da educação especial nas escolas propõe uma realidade
no contexto escolar, a sala de recurso proporciona melhor aprendizagem para os deficientes
por ser direcionada as suas limitações ocasionando um melhor aprendizado cognitivo. A
metodologia utilizada foi à pesquisa de campo e bibliográfica que contou com instrumento de
pesquisa a formulação do questionário, livros, pesquisa da internet, entre outros. Buscamos
conhecer o atendimento educacional especializado na referida escola, apontando a
importância da aprendizagem para deficientes oferecida na sala de recurso e compreendendo
suas possibilidades de aprendizagem através das tecnologias assistivas que compõe maiores
resultados para o aluno deficiente. Os resultados mostraram que a sala de recurso descreve um
ambiente propicio para a aprendizagem dos alunos com deficiências, a investigação realizada
com dez alunos mostra que a aprendizagem através das tecnologias assistivas, o lúdico entre
outros recursos são instrumentos adequados para compor maiores resultados de forma a
contribuir para compor a apropriação do conhecimento desses alunos com deficiência.
Descrição:
COSTA, M. R. da. Atendimento educacional especializado: perspectivas e
mudanças no processo de educação inclusiva. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.