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Qualidade de vida de professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública

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dc.contributor.author Moreira, Anne Samilly Gomes
dc.date.accessioned 2016-07-26T16:54:10Z
dc.date.available 2016-07-26T16:54:10Z
dc.date.issued 2015-06-15
dc.identifier.other CDD 306.361
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10843
dc.description MOREIRA, A. S. G. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: Os professores é uma das categorias profissionais que mais tem sofrido mudanças devido à intensificação do seu ritmo de trabalho associado às condições de precariedade em que tem sido executado, o que pode levar ao estresse, com repercussões sobre a saúde física e mental e, em muitos casos, com impactos no desempenho profissional, podendo contribuir assim para o agravo da saúde e, posteriormente, o declínio a qualidade de vida dos mesmos. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande/PB. Métodos: O estudo foi realizado com uma amostra de 26 professores. A qualidade de vida foi identificada a partir de um questionário sociodemográfico, do SF-36, do Questionário Nórdico e do Inventário de Depressão de Beck. Esse estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética da UEPB sob número de CAEE 37458914.3.0000.5187. Resultados: Observou-se a prevalência de docentes do sexo feminino (69,6%), com cônjuge (60,9%). Com relação ao nível de escolaridade, a maioria dos docentes apresentou apenas graduação (56,5%). O maior comprometimento de dor musculoesquelética encontrado nos docentes entrevistados, foram nos membros inferiores (34,8%) e na coluna (47,8%), e 34,8% dos docentes entrevistados relataram algum tipo de afastamento por queixa de dor em algum dos segmentos. O estudo apresentou 5,35% dos professores com algum indicativo de depressão. Quanto à qualidade de vida, constatou-se um escore mínimo de 56,043 para “Estado geral de saúde” e o máximo de 84,384 para o domínio “Capacidade funcional”, sendo o domínio “limitações por aspectos físicos” o mais afetado quando comparado dor com diminuição da qualidade de vida. Concluiu-se que houve uma depreciação da qualidade de vida dos docentes que relataram queixas sobre dores, principalmente nas costas, nos últimos 12 meses. Constata-se haver comprometimento de todos os domínios do SF-36, pois o valor máximo encontrado foi de 84,384, enquanto que o valor de referência máxima para a qualidade de vida deveria ser 100 pontos. Pode-se inferir que a sintomatologia dolorosa e depressiva contribuem para uma redução da qualidade de vida do docente estudado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Risomar da Silva Vieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Saúde do trabalhador pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Qualidade de vida de professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública pt_BR
dc.type Other pt_BR


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