Resumo:
Considerando que o processo de leitura e escrita tem suscitado muitas discussões e que acompanha a vida dos sujeitos nas suas vivências sociais, as práticas de sala de aula devem articular a leitura e a produção de texto em contextos diversificados de letramento literário, embora se possa observar que isso nem sempre acontece na prática. Considera-se ainda que a escola assim como a literatura tem função social e coloca o as pessoas como sujeitos atuantes nas comunidades nas quais estão inseridos. Nessa perspectiva, como abordagem metodológica, inicialmente passamos a observar os alunos do 7º ano turma A da E.E.E. F Dr. Felizardo Leite, na cidade de Santana dos Garrotes PB. Nesse sentido, buscou-se identificar as dificuldades de leitura e escrita no espaço da sala de aula. Observou-se o comportamento dos alunos e ouviram-se relatos, depois realizamos entrevistas através da aplicação de questionamentos e percebemos que as dificuldades encontradas na turma poderiam ser superadas com atividades motivadoras.Assim passamos a atuar com estratégias focadas para o processo de letramento em especial letramento literário de maneira a desenvolver competências e habilidades de leitura e escrita nos alunos por meio de estratégias especificas, principalmente com aulas dialogadas com utilização de recursos midiáticos e pesquisa de campo no entorno da escola, observando e dialogando a questão do letramento.
Descrição:
PINTO, Maria das Graças. Leitura e escrita: do imaginário à formação do leitor. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]