dc.contributor.author |
Pinto, Maria das Graças |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-27T16:02:29Z |
|
dc.date.available |
2016-07-27T16:02:29Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10857 |
|
dc.description |
PINTO, Maria das Graças. Leitura e escrita: do imaginário à formação do leitor. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando que o processo de leitura e escrita tem suscitado muitas discussões e que acompanha a vida dos sujeitos nas suas vivências sociais, as práticas de sala de aula devem articular a leitura e a produção de texto em contextos diversificados de letramento literário, embora se possa observar que isso nem sempre acontece na prática. Considera-se ainda que a escola assim como a literatura tem função social e coloca o as pessoas como sujeitos atuantes nas comunidades nas quais estão inseridos. Nessa perspectiva, como abordagem metodológica, inicialmente passamos a observar os alunos do 7º ano turma A da E.E.E. F Dr. Felizardo Leite, na cidade de Santana dos Garrotes PB. Nesse sentido, buscou-se identificar as dificuldades de leitura e escrita no espaço da sala de aula. Observou-se o comportamento dos alunos e ouviram-se relatos, depois realizamos entrevistas através da aplicação de questionamentos e percebemos que as dificuldades encontradas na turma poderiam ser superadas com atividades motivadoras.Assim passamos a atuar com estratégias focadas para o processo de letramento em especial letramento literário de maneira a desenvolver competências e habilidades de leitura e escrita nos alunos por meio de estratégias especificas, principalmente com aulas dialogadas com utilização de recursos midiáticos e pesquisa de campo no entorno da escola, observando e dialogando a questão do letramento. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Adalberto Teixeira Rodrigues |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Função social |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita: do imaginário à formação do leitor |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |