UEPB - Repositório Digital

Leitura e escrita: do imaginário à formação do leitor

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pinto, Maria das Graças
dc.date.accessioned 2016-07-27T16:02:29Z
dc.date.available 2016-07-27T16:02:29Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10857
dc.description PINTO, Maria das Graças. Leitura e escrita: do imaginário à formação do leitor. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Considerando que o processo de leitura e escrita tem suscitado muitas discussões e que acompanha a vida dos sujeitos nas suas vivências sociais, as práticas de sala de aula devem articular a leitura e a produção de texto em contextos diversificados de letramento literário, embora se possa observar que isso nem sempre acontece na prática. Considera-se ainda que a escola assim como a literatura tem função social e coloca o as pessoas como sujeitos atuantes nas comunidades nas quais estão inseridos. Nessa perspectiva, como abordagem metodológica, inicialmente passamos a observar os alunos do 7º ano turma A da E.E.E. F Dr. Felizardo Leite, na cidade de Santana dos Garrotes PB. Nesse sentido, buscou-se identificar as dificuldades de leitura e escrita no espaço da sala de aula. Observou-se o comportamento dos alunos e ouviram-se relatos, depois realizamos entrevistas através da aplicação de questionamentos e percebemos que as dificuldades encontradas na turma poderiam ser superadas com atividades motivadoras.Assim passamos a atuar com estratégias focadas para o processo de letramento em especial letramento literário de maneira a desenvolver competências e habilidades de leitura e escrita nos alunos por meio de estratégias especificas, principalmente com aulas dialogadas com utilização de recursos midiáticos e pesquisa de campo no entorno da escola, observando e dialogando a questão do letramento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adalberto Teixeira Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Função social pt_BR
dc.title Leitura e escrita: do imaginário à formação do leitor pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta