Resumo:
A inclusão escolar tornou-se um dos temas relevantes para a área da educação, pois atualmente é dever do Estado garantir este direito. A proposta do estudo consiste na inclusão de crianças com autismo no âmbito escolar a fim de identificar as suas principais dificuldades e avanços. A pesquisa se realizou em duas escolas municipais da cidade de Campina Grande - PB, as quais possuem alunos com autismo. A investigação teve como sujeitos os professores que atendem essas crianças autistas nas salas regulares e nas salas de recursos multifuncionais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi estruturada e a análise dos dados coletados foi a partir da técnica de análise de conteúdo. Diante da pesquisa que desenvolvemos destacamos como avanço o fato das crianças autistas estarem inseridas em salas de ensino regular e no AEE, algo que é fundamental para a sua socialização e convívio social com as demais crianças. No entanto, ainda, se apresenta como dificuldade a falta de uma melhor estrutura física nas escolas e a necessidade de seus professores das salas regulares serem melhor qualificados para atender a essa demanda com uma metodologia adequada.
Descrição:
MONTEIRO, M. C. M. A inclusão de crianças com autismo: um estudo das suas dificuldades e avanços no âmbito escolar municipal de Campina Grande - PB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]