Resumo:
O presente trabalho apresenta reflexões a respeito dos projetos pedagógicos como
possibilidade de mudança na rotina da sala de aula. Nessa perspectiva fazemos uma reflexão a
respeito do trabalho com projetos didáticos considerando os avanços e desafios educacionais
bem como a qualidade do ensino. O tipo de pesquisa escolhido foi o qualitativo, onde
analisamos o Projeto Político-Pedagógico e a Proposta Pedagógica utilizada na escola onde
realizamos nossos estágios supervisionados. Dessa forma, empregamos algumas informações
coletadas durante os estágios relacionando os saberes teóricos com as experiências
vivenciadas, a partir do trabalho com projetos didáticos. Os estudos teóricos basearam-se nos
Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na
Lei do Ensino fundamental de nove anos e alguns teóricos da educação. A pesquisa nos
auxiliou no sentido de compreender os rumos e discussões que permeiam o universo
educacional aprofundando nossas reflexões sobre a concepção, importância, função da escola,
as possibilidades e desafios do trabalho a partir de projetos didáticos. Acreditamos que o
trabalho didático desenvolvido a partir de projetos didáticos facilita abordagens
interdisciplinares e se coloca como diverso e rico no desenvolvimento de capacidades e
direitos de aprendizagem, abrindo possibilidades para atuar de forma contextualizada e
interdisciplinar, promovendo, de fato, a aprendizagem.
Descrição:
COSTA, M. C. F. Os projetos didáticos mudando a rotina da sala de aula. 2014. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.