Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10895
Título: Os projetos didáticos mudando a rotina da sala de aula
Autor(es): Costa, Maria Carmelita Feitosa da
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Projeto Político Pedagógico
Projeto didático
Data do documento: 27-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões a respeito dos projetos pedagógicos como possibilidade de mudança na rotina da sala de aula. Nessa perspectiva fazemos uma reflexão a respeito do trabalho com projetos didáticos considerando os avanços e desafios educacionais bem como a qualidade do ensino. O tipo de pesquisa escolhido foi o qualitativo, onde analisamos o Projeto Político-Pedagógico e a Proposta Pedagógica utilizada na escola onde realizamos nossos estágios supervisionados. Dessa forma, empregamos algumas informações coletadas durante os estágios relacionando os saberes teóricos com as experiências vivenciadas, a partir do trabalho com projetos didáticos. Os estudos teóricos basearam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na Lei do Ensino fundamental de nove anos e alguns teóricos da educação. A pesquisa nos auxiliou no sentido de compreender os rumos e discussões que permeiam o universo educacional aprofundando nossas reflexões sobre a concepção, importância, função da escola, as possibilidades e desafios do trabalho a partir de projetos didáticos. Acreditamos que o trabalho didático desenvolvido a partir de projetos didáticos facilita abordagens interdisciplinares e se coloca como diverso e rico no desenvolvimento de capacidades e direitos de aprendizagem, abrindo possibilidades para atuar de forma contextualizada e interdisciplinar, promovendo, de fato, a aprendizagem.
Descrição: COSTA, M. C. F. Os projetos didáticos mudando a rotina da sala de aula. 2014. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10895
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Carmelita Feitosa da Costa.pdfPDF - Maria Carmelita Feitosa da Costa204.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.