Resumo:
Os educadores deste novo século se deparam com salas repletas de alunos e entre esses alunos estão presentes cada vez mais as crianças com deficiência, elas têm por direito um lugar na sala de aula e os professores precisam estar preparados para recebê-las, acolhê-los, e acima de tudo entendê-las como capazes, porém com limitações naturais. Busca-se através desse estudo compreender melhor o processo inclusivo dessas crianças, seus marcos legais, os desafios e avanços da educação inclusiva no Brasil. Este trabalho tem o objetivo de analisar a inclusão de crianças com deficiência do ponto de vista legal, bem como a importância da figura do professor e da relação professor-aluno para a o sucesso da inclusão na escola. O trabalho permeia pela questão da inclusão das crianças com deficiência, com isto pretende-se apresentar as leis que garantem este direito, diante de tantos debates sobre inclusão de professores, pais, governantes e outras entidades que se preocupam com a inclusão.
Descrição:
OLIVEIRA, Carmita Alves de. O processo de inclusão e a relação professor-aluno. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]