Resumo:
Este trabalho objetiva apresentar e discutir experiências pedagógicas acerca da utilização de
uma proposta lúdico-pedagógica e visa refletir sobre a importância da música em sala de aula,
introduzindo-a como um recurso didático inovador de ensino aprendizagem da criança. As
referidas experiências foram obtidas por meio da participação no Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Câmpus III, Subprojeto de Pedagogia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor
Navarro - Guarabira-PB. Serão destacadas as experiências desenvolvidas em uma turma do
5°ano na referida escola, experiências que tinham por objetivo favorecer a articulação entre a
pesquisa e o ensino e fundamentar e fortalecer a prática docente em toda a sua amplitude,
estabelecendo relações entre os saberes teóricos e as práticas por meio da interação entre a
escola de educação básica e os graduandos das licenciaturas. Foram adotados os seguintes
procedimentos metodológicos ao longo da execução do Projeto Pluralidade Cultural,
desenvolvido na referida escola: pesquisa de campo, bibliográfica e relatos de experiência.
Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: MEC (1996), FREIRE
(1996) e (2005), FERREIRA (2002), MACHADO (2008), VASCONCELLOS (1992) e
THIOLLENT (1998) entre outros. Vale salientar que as experiências vivenciadas a partir do
Subprojeto de Pedagogia contribuíram, efetivamente, na ação pedagógica profissional dos
sujeitos envolvidos com o mesmo, pois proporcionam um contato direto com a docência e seu
entorno.
Descrição:
SILVA, J. B. da. A música em sala de aula: experiências didáticas do PIBID - Subprojeto de Pedagogia. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.