UEPB - Repositório Digital

A música em sala de aula: experiências didáticas do PIBID - Subprojeto de Pedagogia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Josivânia Bezerra da
dc.date.accessioned 2016-08-01T20:26:10Z
dc.date.available 2016-08-01T20:26:10Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 781.63
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10942
dc.description SILVA, J. B. da. A música em sala de aula: experiências didáticas do PIBID - Subprojeto de Pedagogia. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva apresentar e discutir experiências pedagógicas acerca da utilização de uma proposta lúdico-pedagógica e visa refletir sobre a importância da música em sala de aula, introduzindo-a como um recurso didático inovador de ensino aprendizagem da criança. As referidas experiências foram obtidas por meio da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB Câmpus III, Subprojeto de Pedagogia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro - Guarabira-PB. Serão destacadas as experiências desenvolvidas em uma turma do 5°ano na referida escola, experiências que tinham por objetivo favorecer a articulação entre a pesquisa e o ensino e fundamentar e fortalecer a prática docente em toda a sua amplitude, estabelecendo relações entre os saberes teóricos e as práticas por meio da interação entre a escola de educação básica e os graduandos das licenciaturas. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos ao longo da execução do Projeto Pluralidade Cultural, desenvolvido na referida escola: pesquisa de campo, bibliográfica e relatos de experiência. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: MEC (1996), FREIRE (1996) e (2005), FERREIRA (2002), MACHADO (2008), VASCONCELLOS (1992) e THIOLLENT (1998) entre outros. Vale salientar que as experiências vivenciadas a partir do Subprojeto de Pedagogia contribuíram, efetivamente, na ação pedagógica profissional dos sujeitos envolvidos com o mesmo, pois proporcionam um contato direto com a docência e seu entorno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Débora Regina Fernandes Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.title A música em sala de aula: experiências didáticas do PIBID - Subprojeto de Pedagogia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta