UEPB - Repositório Digital

Entrelaçando polifonia, dialogismo e interdiscurso nas canções de Chico Buarque

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cardoso, Severino Pontes
dc.date.accessioned 2016-08-01T20:36:15Z
dc.date.available 2016-08-01T20:36:15Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10953
dc.description CARDOSO, S. P. Entrelaçando polifonia, dialogismo e interdiscurso nas canções de Chico Buarque. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo, propomos analisar as várias vozes, como também os valores socialmente cristalizados denunciados no discurso das canções de Chico Buarque intituladas "Geni e o Zepelim" e "Minha História". Selecionamos essas canções por serem de um grande compositor brasileiro e apresentarem forte ação teológica, com ênfase no poder e hipocrisia da sociedade. Para a análise, optamos pelo aporte teórico da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), cujos principais autores são Pêcheux (1997), Orlandi (1999), Brandão (2004), Fiorin (2000), entre outros. Um outro autor que nos baseamos foi Mikhail Bakhtin (2008), do qual mobilizamos o conceito de Polifonia, caracterizada como as várias vozes de diversos pontos de vista, vindo de diferentes classes sociais, etnias e culturas, o de Dialogismo, em que o discurso se constrói entre pelo menos dois interlocutores com duas ou mais visões sobre o enunciado e sob a visão da AD, trouxemos para nossa pesquisa o Interdicurso, que aborda a incorporação de elementos preexistentes para se construir o enunciado. Esses elementos caracterizaram a análise desse trabalho. Com essa análise, conseguimos realizar uma leitura sobre a importância histórica da canção enquanto prática discursiva no período ditatorial e como denunciadora de um poder que legitima a dominação masculina em nossa sociedade em que a figura feminina é passiva, e seu objetivo é dar prazer ao sexo masculino. Verificamos, também, o predomínio da fé cristã, pois o discurso das canções recorre a passagens bíblicas. Nesse sentido, acreditamos ser possível, por meio da arte, da música e da compreensão leitora expor parte da consciência coletiva de uma sociedade e a compreensão de sujeito, poder e religião. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francineide Fernandes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Polifonia pt_BR
dc.subject Dialogismo pt_BR
dc.subject Interdiscurso pt_BR
dc.title Entrelaçando polifonia, dialogismo e interdiscurso nas canções de Chico Buarque pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta