Resumo:
Partindo das premissas que: (i) a revolução tecnológica tem seu ápice no início deste milênio, impulsionando o que SANTAELLA (2008) define como Era Digital, que transforma a vida de todos os indivíduos; (ii) a escola deve adequar-se a esta nova realidade, aproximando-se da cultura dos jovens no sentido de abrir-se para uma nova pedagogia defendida por estudiosos como BELLONI (1998); (iii) que equipamentos tecnológicos podem ser aproveitados como recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem, este estudo de caso focaliza a utilização do aparelho de celular ou smartphone no ensino de inglês. Seguindo a perspectiva da pesquisa ação, que se explica através dos estudos de PEREIRA (2013), fundamentados no pensamento de John Elliot, apresentando a figura do professor como pesquisador, é feito um estudo das atividades pedagógicas da língua inglesa com o uso do celular em sala de aula, que apresentam resultados satisfatórios em relação à utilização deste recurso no processo de ensino/aprendizagem, culminando com uma aproximação das práticas pedagógicas em relação aos novos hábitos dos “nativos digitais”.
Descrição:
SILVA, Gilberto José da. A utilização do celular como recurso didático no ensino de Inglês. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]