dc.contributor.author |
Gomes, José Júnior Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-08T18:32:08Z |
|
dc.date.available |
2016-08-08T18:32:08Z |
|
dc.date.issued |
2016-06-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11029 |
|
dc.description |
GOMES, J. J. F. Utilização do software Winplot na construção de gráfico de função quadrática. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo de ensino aprendizagem vem sofrendo modificações no decorrer do tempo, modificações estas que envolvem a sociedade, a família e a escola. Em meio às modificações da sociedade como um todo surgem às tecnologias e algumas dessas tecnologias a s quais chamamos de TIC (tecnologias de informação e comunicação) estão ligadas diretamente ao processo de ensino e aprendizagem. As TIC estão transformando o processo de ensino aprendizagem trazendo uma nova metodologia de ensino. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho dos alunos do 2º ano do ensino médio ao utilizarem o software winplot na construção de gráficos de funções quadráticas. A pesquisa do trabalho foi feita com aplicação do software winplot no laboratório de informática da escola com atividades propositais de construção de gráficos de funções quadráticas que levam ao estudante uma nova visão do conteúdo matemático, uma visão de comparação entre gráficos e suas respectivas funções gerando assim uma nova abordagem do conteúdo, um conhecimento mais crítico. Concluí com esta pesquisa que as TIC surgem para organizar o saber, fornecendo meios e recursos de aprendizagem e com isso estimula o diálogo, a reflexão e a participação crítica do alunado. O software winplot trouxe mais dinamismo para a aula, trouxe mais motivação para o estudo do conteúdo. Essa ferramenta melhora a prática educativa, faz com que os alunos obtenham um conhecimento mais concreto do conteúdo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Pedro Lúcio Barboza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Software Winplot |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.title |
Utilização do software Winplot na construção de gráfico de função quadrática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |