UEPB - Repositório Digital

Utilização do software Winplot na construção de gráfico de função quadrática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, José Júnior Ferreira
dc.date.accessioned 2016-08-08T18:32:08Z
dc.date.available 2016-08-08T18:32:08Z
dc.date.issued 2016-06-30
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11029
dc.description GOMES, J. J. F. Utilização do software Winplot na construção de gráfico de função quadrática. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O processo de ensino aprendizagem vem sofrendo modificações no decorrer do tempo, modificações estas que envolvem a sociedade, a família e a escola. Em meio às modificações da sociedade como um todo surgem às tecnologias e algumas dessas tecnologias a s quais chamamos de TIC (tecnologias de informação e comunicação) estão ligadas diretamente ao processo de ensino e aprendizagem. As TIC estão transformando o processo de ensino aprendizagem trazendo uma nova metodologia de ensino. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho dos alunos do 2º ano do ensino médio ao utilizarem o software winplot na construção de gráficos de funções quadráticas. A pesquisa do trabalho foi feita com aplicação do software winplot no laboratório de informática da escola com atividades propositais de construção de gráficos de funções quadráticas que levam ao estudante uma nova visão do conteúdo matemático, uma visão de comparação entre gráficos e suas respectivas funções gerando assim uma nova abordagem do conteúdo, um conhecimento mais crítico. Concluí com esta pesquisa que as TIC surgem para organizar o saber, fornecendo meios e recursos de aprendizagem e com isso estimula o diálogo, a reflexão e a participação crítica do alunado. O software winplot trouxe mais dinamismo para a aula, trouxe mais motivação para o estudo do conteúdo. Essa ferramenta melhora a prática educativa, faz com que os alunos obtenham um conhecimento mais concreto do conteúdo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Software Winplot pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title Utilização do software Winplot na construção de gráfico de função quadrática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta